segunda-feira, 11 de abril de 2011

Economia Solidária: Por que outra Economia é Possivel!

Antes de falar de economia solidária, vamos começar falando do que é economia. Ela atualmente é a atividade que se ocupa da produção, distribuição, acumulo e consumo de riquezas.

Quando surgiu, a economia, significava a “arte de bem administrar uma casa ou estabelecimento”. Era conseqüência do trabalho e imaginação humana. Só que agora ela tem vida própria. E ainda, comanda a vida de muita gente, passou a valer mais do que o próprio trabalho.

A economia solidária vem mostrar que as coisas se inverteram. Ela retorna para as origens da economia, onde o verdadeiro valor vinha do trabalho, do saber da criatividade e da solidariedade.

Esta nova economia se faz com um novo jeito de ver as pessoas, as coisas e o mundo. Ele cria maneiras de incluir no trabalho e gerar renda para pessoas desempregadas ou excluídas do mercado de trabalho, ou para aqueles que desejam construir novas relações de produção baseadas nos valores de cooperação, partilha e reciprocidade.

Justamente por isso que ela se mostra um modo inteligente de organizar o consumo, a produção e o comercio. Ela busca construir o melhor para todos a partir de uma auto-gestão ética e sustentável. O respeito pelo indivíduo, com suas capacidades e experiências diferentes, possibilita a cooperação entra cada um e para o grupo todo.

Essa transformação toda começa na verdade quando cada indivíduo vira sujeito de sua própria vida, mudando assim os valores das pessoas e da comunidade. Mas não há receita pronta, se constrói essa economia nova a partir da realidade que já existe.

0 comentários:

Postar um comentário